Conheça a nossa Empresa Nossos Produtos Atuaçoes Nossa Equipe Debate e a troca de idéias Envie o seu curriculum
 
 
Rua Joaquim Floriano, 466 cj. 2106
Itaim Bibi – SP - Brascan
Telefone - Fax 11 2165-1069

 

 

 

Indicação para Leitura

Confiança: O Principal Ativo Intangível de uma Empresa
MARCO TULIO ZANINI 

Estudos recentes sobre as melhores práticas em gestão identificam uma forte relação entre cultura e desempenho organizacional. Dentre as diversas variáveis encontradas na cultura de uma empresa, as relações de confiança representam um crítico indicador de gestão para avaliar um ativo intangível de inestimável valor econômico e relacionado aos níveis de cooperação espontânea.
Contratos e instrumentos legais são elementos necessários, porém insuficientes para garantir níveis superiores de motivação e cooperação entre agentes corporativos. A presença de confiança ajuda a reduzir consideravelmente os custos de transação.
Ao contrário dos modelos de gestão que privilegiam a adoção de mecanismos coercitivos, como a pressão por resultados individuais no curto prazo, as melhores práticas revelam: as empresas que incentivam a associação voluntária entre seus colaboradores e adotam um estilo de gestão baseado em confiança podem ser muito mais eficientes.
Este livro aborda o tema confiança aplicado à economia organizacional, o que ajuda a entender as condições e benefícios da adoção de um estilo de gestão fundamentado nesse princípio. No momento em que enfrentamos os desafios impostos pelas novas formas de produção baseadas no conhecimento, característica de boa parte das atividades desenvolvidas nas empresas da Nova Economia, as relações de confiança estão no centro das tarefas organizacionais mais imprescindíveis para criação de vantagem competitiva e sustentabilidade empresarial.
Um estilo de gestão baseado em confiança é, sobretudo, conseqüência de padrões gerenciais baseados em valores compartilhados e princípios de justiça que promovam situações de vantagens e benefícios mútuos, incentivando os colaboradores a se engajarem na criação de um valor econômico superior.

 

Editora: Elsevier
Ano: 2007
Edição: 1
Número de páginas: 200



 
LUMINA RH - Todos os Direitos Reservados - Copyright © 2006 - 2008
www.powered.com.br